fbpx
Voltar

Cuidados com a câmara fria para medicamentos: dicas para manter a qualidade dos produtos

Publicado em: 12/09/2017

Fármacos sensíveis à variação de temperatura devem ser monitorados constantemente para que sua eficácia seja preservada

É grande a quantidade de substâncias farmacêuticas que precisam ser armazenadas em ambiente refrigerado e rigorosamente controlado. A não exposição do medicamento à temperatura adequada pode inutilizá-lo.

Por isso, é fundamental seguir as orientações do fabricante a respeito dos cuidados com a câmara fria para medicamentos. Você sabe como garantir o bom funcionamento desse compartimento? Continue a leitura para descobrir.

A condição da câmara fria interfere na eficácia dos medicamentos

Como dissemos, um dos objetivos da câmara fria é manter a qualidade e eficácia de uma série de insumos farmacêuticos. Isso é ainda mais importante quando nos referimos aos medicamentos termolábeis.

Esses medicamentos são assim conhecidos pela sua característica particular: necessidade de armazenamento sob uma temperatura específica, que varia entre 2° e 8°. É o caso, por exemplo, das insulinas.

Leia também: Guia completo sobre Câmaras Frias

Vale dizer que o Ministério da Saúde bem como as Secretarias Municipais de Saúde são responsáveis pela fiscalização dos cuidados com câmara fria para medicamentos. Veja a seguir que cuidados são esses:

Normas de fabricação e montagem

Um dos cuidados com câmara fria para medicamentos começa na fabricação e instalação do equipamento. A norma NBR 11752 e as exigências dos órgãos sanitários devem ser levadas em consideração em cada etapa do processo.

Para o desenvolvimento de uma câmara fria, é preciso analisar uma série de fatores, tais como: o layout do ambiente, condições elétricas, dimensões da câmara, volume de medicamentos, movimentação, entre outros.

Além disso, os projetos devem atender às exigências dos órgãos sanitários.

Por isso, é de extrema importância contratar o serviço de instalação de câmara fria de uma empresa especializada em sistemas de refrigeração que conheça e siga à risca todas as especificações estabelecidas.

Do projeto à ligação, tudo deve estar em consonância a essas especificações.

Higienização adequada

Para prolongar a vida útil da câmara, é necessário ter atenção redobrada com a limpeza. Ao contrário do que se possa imaginar, produtos à base de cloro danificam o equipamento.

Por isso, é importante que essa informação seja passada com transparência para a equipe de limpeza. O produto mais indicado para higienização de câmara fria é o detergente neutro, aplicado com o auxílio de um pano úmido.

Conservação adequada de medicamentos

O bom funcionamento da câmara fria é fator determinante para a conservação da qualidade dos medicamentos. No entanto, existem outros pontos para os quais você deve se atentar:

  • As condições de armazenamento devem seguir as premissas do laboratório produtor em relação à estocagem de fármacos termolábeis.
  • A temperatura da câmara deve ser aferida diariamente. O ideal é que isso seja feito no início e fim de cada dia.
  • Mantenha a câmara longe da radiação solar.
  • Medicamentos multidoses devem ser observados constantemente para que o uso respeite o prazo de validade após abertura do frasco.

Agora você já sabe quais são os principais cuidados com câmara fria para medicamentos. Se você está em busca de um equipamento moderno e de alta performance, entre em contato com a Bandeirantes Refrigeração.

Estamos à sua disposição para criar e executar projetos diferenciados de instalação de câmara fria que sejam adequados às necessidades da sua empresa. Invista na parceria com quem é referência no ramo.

Últimas Notícias