fbpx
Voltar

Responsabilidade Ambiental

Grupo Ozônio

Grupo Ozônio

Além do desenvolvimento de soluções próprias em função da preservação ambiental, a Bandeirantes Refrigeração participa de programas nacionais e internacionais sobre o tema.

Em parceria de longa data com o Grupo Ozônio, a Bandeirantes Refrigeração realiza ações de orientação e divulgação de boas praticas no treinamento de profissionais de empresas usuárias de fluidos refrigerantes, sobre manutenção, fabricação de equipamentos, recolhimento, reciclagem, retrofit, entre outros. O compromisso entre empresas do setor impulsionam iniciativas cada vez mais conscientes da importância tecnológica voltada à preservação ambiental.


Ministério do Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente

A notória capacidade que a Bandeirantes possui na condução de processos voltados ao recolhimento e recuperação de gases poluentes é reconhecida pelo Comitê Interministerial de Proteção à Camada de Ozônio (Prozon), órgão do Ministério do Meio Ambiente.

O respaldo do governo federal ressalta o compromisso empresarial da Bandeirantes Refrigeração e seus parceiros, com o cumprimento das medidas regulamentadas para o uso de fluidos refrigerantes.


IBAMA

IBAMA

Os fluidos (gases) refrigerantes são substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal tendo o usuário / consumidor / comerciante que ser cadastrado no IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – de acordo com a legislação (Lei nº 7.804 de 18 de julho de 1.989; Lei nº 10.165 de 27 de dezembro de 2000; Decreto nº 181 de 24 de julho de 1991; Decreto nº 99.280 de 06 de junho de 1990; Resolução Conama 267 de 14 de setembro de 2.000; Instrução Normativa nº 31 de 3 de setembro de 2.009; Instrução Normativa nº 207 de 19 de novembro de 2.008 e Instrução Normativa nº37 de 29 de junho de 2.004). Ou seja, todo usuário / consumidor / comerciante de gases refrigerantes têm de ser cadastrados no IBAMA e o número de cadastro do cliente tem que constar no corpo da nota fiscal para que não haja problemas de fiscalização.

Para se cadastrar, basta acessar www.ibama.gov.br e clicar em “Serviços On-Line” e depois em “Faça seu Cadastro”, inserir todos os dados solicitados e prosseguir com o cadastramento até a emissão do Certificado de Regularidade. É o número deste certificado que deverá constar nas notas fiscais. Se houver dificuldade, entre no “Serviços On-Line” e clique em “Manual do Sistema” para saber as informações necessárias ao cadastramento”.

Lembramos que este procedimento é obrigatório para todas as transações envolvendo essas substâncias controladas e quem não estiver de acordo com a legislação, estará sujeito as consequências legais advindas do não cadastramento ou cadastramento irregular, sendo que, além da multa, pode ocorrer a prisão do responsável pelo estabelecimento (Crime Ambiental).


Postos de coleta de Fluídos

Posto de Coleta de Fluídos

Atendendo as necessidades ecológicas, a Bandeirantes Refrigeração colocou a disposição dos usuários de fluídos refrigerantes, seu Posto de Coleta, para onde podem ser encaminhados os fluídos refrigerantes recolhidos, os quais terão a destinação correta, conforme a legislação vigente.

Veja carta do Ministério do Meio Ambiente

Regeneração De Fluídos Em parceria com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o MMA – Ministério do Meio Ambiente, a Bandeirantes Refrigeração emprega tecnologia de ponta em processos de regeneração de fluídos refrigerantes e permite o reaproveitamento desses gases em futuras aplicações, evitando que jogados a atmosfera, prejudiquem a Camada de Ozônio e aumentem o Efeito Estufa.

Recolhedoras Nossos modernos equipamentos de recolhimento de fluídos refrigerantes (gases) apresentam soluções ideais para a captação, armazenagem e entrega dos poluentes à nossa sede, onde ocorre o processo de recuperação desses gases.

Novos Gases Seguindo os atuais padrões de qualidade e responsabilidade ambiental, a Bandeirantes Refrigeração promove a utilização de gases ecologicamente corretos em equipamentos de refrigeração, comercial e industrial e ar condicionado. Com tecnologia de ponta, os novos produtos apresentam soluções econômicas para qualquer atividade de consumo, além de apresentarem características cada vez menos nocivas ao meio ambiente.