fbpx
Voltar

Manutenção de câmara fria: como evitar defeitos e prolongar a vida útil do equipamento

Publicado em: 12/09/2017

Dicas de como gerenciar limpeza, temperatura e bom funcionamento das peças

Empresas que operam com processos que demandam climatização de alimentos, medicamentos, sementes, substâncias laboratoriais e outros insumos, devem seguir as normas de controle sanitário.

Por isso, é fundamental seguir a Lei Nº 9.782, de 26/01/1999, criada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Um dos pontos de atenção é a manutenção de câmara fria, considerada uma das obrigações de higienização e controle de bactérias, fungos, entre outros microrganismos nocivos às pessoas e ao meio ambiente.

Se você ainda não conhece o checklist de manutenção preventiva de câmaras frigoríficas, é importante ler as informações a seguir. Veja quais são os procedimentos de limpeza e conservação desses equipamentos.

Cuidados e organização da câmara fria no dia a dia

A manutenção de câmara fria envolve cuidados diários. Ao estabelecer uma rotina de checagem e boas práticas de manuseio do equipamento, você evitará desperdício de produtos, além de contribuir para sua vida útil.

Leia também: Guia completo sobre Câmaras Frias

Confira a seguir quais são as ações simples que garantirão que tudo funcione perfeitamente:

Checagem de temperatura

Cheque a temperatura de entrada e armazenagem da câmara ao menos três vezes ao dia. Isso é ainda mais importante em caso de armazenamento de produtos que precisam manter uma temperatura específica.

Controle de porta

A porta da câmara deve estar sempre fechada para evitar a entrada de calor e umidade em seu interior.

Organização do ambiente

Mantenha as prateleiras e produtos bem distribuídos em uma distância suficiente para garantir a boa circulação de ar. Tome cuidado para não deixar materiais refrigerados na frente do evaporador.

A limpeza da câmara fria também importa

Use materiais adequados para higienizar o equipamento. Evite produtos à base de cloro, uma vez que eles tendem a gerar oxidação nas peças de inox e alumínio. O ideal é usar detergente neutro e pano úmido.

Lembre-se de que a limpeza da câmara fria é a principal obrigação de um estabelecimento comercial ou de saúde. Após limpar, seque bem cada prateleira para evitar a formação de gelo.

Manutenção preventiva de câmara fria

Para evitar defeitos na câmara fria, você vai precisar investir em manutenção preventiva do equipamento, que compreende uma série de ações que envolvem domínio técnico e mão de obra especializada.

Para isso, é preciso contratar uma empresa especializada, que conta com profissionais com larga experiência em controle de temperatura, armazenagem, limpeza, análise de desgastes e gerenciamento de peças de câmaras.

É importante ter em mente que, mesmo se você seguir à risca todos os cuidados diários que mencionamos no tópico anterior, ainda assim a câmara está sujeita a desgastes.

Isso faz parte do ciclo de vida do equipamento e, por isso, é importante prevenir e detectar defeitos para evitar que eles comprometam o funcionamento da máquina a longo prazo.

Checklist da manutenção preventiva em câmara fria

Como dissemos, a manutenção preventiva é necessária para que seja possível prolongar a vida útil da câmara fria. Além de corrigir problemas pontuais, ela evita transtornos e prejuízos futuros.

Basicamente, o plano de manutenção de uma câmara frigorífica envolve as seguintes ações:

Diagnóstico: o técnico deverá estar familiarizado com a câmara para ser capaz de identificar e corrigir problemas estruturais de forma eficaz e rápida.

Conferência: é preciso checar funcionamento de portas, temperatura, higiene, condições do evaporador, desempenho do sopro reverso, condição de válvulas, função de degelo e temperatura da sala fria.

Teste: nesta etapa, o profissional testará o sistema como um todo para verificar a ocorrência de mau funcionamento de alguma peça.

Calibragem: calibrar a temperatura do equipamento é fundamental em casos de armazenamento de grande quantidade de produtos. Com base nisso, o técnico determinará um valor que garanta bom desempenho da refrigeração.

Gostou do conteúdo? Lembre-se de que a câmara fria é um equipamento fundamental para uma boa armazenagem de produtos. Siga essas dicas para evitar prejuízos para sua empresa.

Vai instalar câmara fria em sua empresa? Conte com nossa equipe de profissionais certificada pelos melhores programas de formação e que está sempre em busca de novas atualizações para oferecer atendimento personalizado.

A Bandeirantes Refrigeração é uma empresa especializada na instalação de câmaras frias. Agende agora mesmo uma conversa e conheça nossas soluções.

Últimas Notícias